Nesta página você irá encontrar infográficos, notas técnicas e estudos produzidos pela República.org. Além das nossas produções, também foram selecionados artigos ou relatórios de outras instituições ou pesquisadores que são utilizados como fontes para alguns dos dados do painel de dados e também trabalhos que têm como fonte de pesquisa o República em Dados.
Um raio-x do serviço público brasileiro que traz análises e reflexões sobre os desafios da gestão de pessoas no setor com base em dados e evidências.
Acessar materialO documento apresenta um conjunto de propostas de reforma e modernização da gestão de pessoas no setor público brasileiro, nos três níveis de governo. Elas foram formuladas por especialistas parceiros e coordenadas de forma a representar o posicionamento da organização, sem prejuízo de atualizações futuras que possam representar a evolução do entendimento da República.org sobre o tema.
Acessar materialEste levantamento tem por objetivo observar o panorama das candidaturas de servidores públicos a cargos de deputado estadual e federal, nos últimos 20 anos
Acessar materialEm nosso último infográfico, vimos um panorama das candidaturas de servidores públicos ao longo dos últimos 20 anos no Brasil, com foco nas disputas pelos cargos de deputados estaduais, distritais e federais.
Acessar materialEm alusão ao Dia da Consciência Negra, a República.org publica a terceira edição do levantamento “Onde estão os negros no serviço público?“. O objetivo é lançar luz sobre o acesso de pessoas pretas e pardas às funções de liderança do serviço público do Brasil — dados que consideramos essenciais para entendermos avanços e retrocessos do enfrentamento ao racismo estrutural no país.
Acessar materialAs mulheres são maioria na população brasileira e no serviço público. Elas correspondem a 51% da população e a 61% dos vínculos públicos civis (PNADc, 2022). Ter um perfil demográfico semelhante ao da população também nos espaços de tomada de decisão da burocracia pública pode trazer reflexos tangíveis nas políticas públicas voltadas às mulheres e a outros grupos sub-representados, como as pessoas negras e indígenas, a população LGBTQIAP+ e as pessoas com deficiência.
Acessar material