Nesta página você irá encontrar infográficos, notas técnicas e estudos produzidos pela República.org. Além das nossas produções, também foram selecionados artigos ou relatórios de outras instituições ou pesquisadores que são utilizados como fontes para alguns dos dados do painel de dados e também trabalhos que têm como fonte de pesquisa o República em Dados.

Diante de transformações profundas e da convivência de diferentes gerações no ambiente de trabalho, buscamos responder como a liderança pode, de fato, ser o motor do engajamento no serviço público. Este ensaio desvenda as mudanças comportamentais necessárias e aponta os caminhos para uma gestão mais humana e colaborativa.
Acessar material
O futuro do serviço público passa pelos jovens. Mas como atrair uma geração que busca propósito, inovação e reconhecimento? Em meio ao envelhecimento da burocracia, novas propostas apontam caminhos para romper barreiras e reinventar o Estado.
Acessar material
O futuro da administração pública nas próximas décadas exige uma transformação estratégica da Gestão de Pessoas no Setor Público. Da atração e retenção das novas gerações à integração da IA, este ensaio detalha como a gestão estratégica de pessoas se torna vital para a inovação e resiliência estatal.
Acessar material
À luz de uma análise histórica que evidencia uma batalha entre o mérito e as heranças do passado, buscamos responder como a Gestão de Pessoas pode, de fato, ser o motor para um futuro mais justo e eficiente. Este ensaio desvenda as tensões históricas e aponta os caminhos para a reconstrução institucional.
Acessar material
O volume II do Anuário de Gestão de Pessoas no Serviço Público, publicado em 2025, foi elaborado com o propósito de ampliar o conhecimento sobre a realidade dos profissionais que compõem essa força de trabalho. Sem a pretensão de esgotar temas tão complexos da administração pública, o Anuário reflete nossa convicção de que transformar o Estado exige compreender quem são essas pessoas, bem como reconhecer sua diversidade e os múltiplos desafios que enfrentam.
Acessar material
Este estudo, realizado em conjunto pela Transparência Brasil e o Instituto República.org, analisou todos os contracheques do Judiciário para mensurar os efeitos do Projeto de Lei (PL) nº 2.721/21 sobre os vencimentos dos magistrados. A conclusão, inequívoca, é de que a proposta legislativa – aprovada na Câmara e tramitando no Senado – agravará o pagamento de supersalários a juízes e desembargadores em vez de restringi-los.
Acessar material
O volume I do Anuário de Gestão de Pessoas no Serviço Público publicado em 2024 é um raio-x do serviço público brasileiro que traz análises e reflexões sobre os desafios da gestão de pessoas no setor com base em dados e evidências.
Acessar material
O documento apresenta um conjunto de propostas de reforma e modernização da gestão de pessoas no setor público brasileiro, nos três níveis de governo. Elas foram formuladas por especialistas parceiros e coordenadas de forma a representar o posicionamento da organização, sem prejuízo de atualizações futuras que possam representar a evolução do entendimento da República.org sobre o tema.
Acessar material




Este levantamento tem por objetivo observar o panorama das candidaturas de servidores públicos a cargos de deputado estadual e federal, nos últimos 20 anos
Acessar material
Em nosso último infográfico, vimos um panorama das candidaturas de servidores públicos ao longo dos últimos 20 anos no Brasil, com foco nas disputas pelos cargos de deputados estaduais, distritais e federais.
Acessar material
Em alusão ao Dia da Consciência Negra, a República.org publica a terceira edição do levantamento “Onde estão os negros no serviço público?“. O objetivo é lançar luz sobre o acesso de pessoas pretas e pardas às funções de liderança do serviço público do Brasil — dados que consideramos essenciais para entendermos avanços e retrocessos do enfrentamento ao racismo estrutural no país.
Acessar material
As mulheres são maioria na população brasileira e no serviço público. Elas correspondem a 51% da população e a 61% dos vínculos públicos civis (PNADc, 2022). Ter um perfil demográfico semelhante ao da população também nos espaços de tomada de decisão da burocracia pública pode trazer reflexos tangíveis nas políticas públicas voltadas às mulheres e a outros grupos sub-representados, como as pessoas negras e indígenas, a população LGBTQIAP+ e as pessoas com deficiência.
Acessar material